Menú Principal

Atención

ESTE SITIO WEB DE ALAIME ESTÁ DESACTUALIZADO, LO INVITAMOS A VISITARNOS EN http://www.alaime.net/web GRACIAS

PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO COM O MUNDO UNIVERSITÁRIO E CIENTÍFICO.

A concepção da Química tem mudado substancialmente nos últimos tempos. Essa mudança abrange desde a divisão clássica da química até os domínios mais específicos. A discussão do conhecimento químico como uma parte indelével do conhecimento científico atual acarreta ser parte integrante da educação em ciências, no contexto formal. Assim a imagem escolar desta disciplina hoje deverá estar em sintonia com avanços do conhecimento químico.

No presente trabalho, foi abordada uma experiência referente a uma estratégia de ensino e de recursos didáticos, a pré-iniciação científica, que visa oferecer uma abordagem pedagógica diferente para o ensino de química no ensino médio. Foi possível constatar que houve um aprimoramento do ensino de química, através da oportunidade de participar de atividades e conversas nos ambientes universitários, e de auxiliar na decisão sobre a carreira profissional. O estímulo por parte de profissionais da educação pode abrir portas para o interesse científico nos jovens, que podem buscar nessa oportunidade melhorar vários aspectos acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVE: educação, pré-iniciação científica, química analítica.

Andréa Junqueira Botelho de Melo

Laboratório de Química Analítica da Faculdade de Ciências, Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP; 2 Colégio Metodista de Ribeirão Preto, Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CLIQUE AQUI

{GoogleDoc docid="https://docs.google.com/a/panpab.com/file/d/0BwDIz-f3neACRmJhbjg3d0ZDd0E/preview" }