Menú Principal

Atención

ESTE SITIO WEB DE ALAIME ESTÁ DESACTUALIZADO, LO INVITAMOS A VISITARNOS EN http://www.alaime.net/web GRACIAS

A vocação intercultural e internacional do Colégio Piracicabano no contexto do município de Piracicaba/SP

O vale do Rio Piracicaba começou a ser ocupado por descendentes de europeus durante o século XVII, quando alguns colonos adentraram a floresta e começaram a ocupar as terras ao redor do Rio Piracicaba, praticando a agricultura de subsistência e exploração vegetal.

Em 1767, Piracicaba foi fundada, com economia baseada especialmente no cultivo da cana-de-açúcar.

 

Em 1881, chega ao Brasil, a missionária norte americana Martha Watts e fundou o Colégio Piracicabano da Igreja Metodista, que mais tarde deu origem à UNIMEP.

Piracicaba tornou-se um dos maiores polos de desenvolvimento no interior de São Paulo, apresentando-se como importante centro econômico, cultural e educacional da região. O contato com povos de diversas culturas faz parte da história do município.

É neste contexto histórico e de desenvolvimento socioeconômico que o Colégio Piracicabano encontra-se inserido, participando ativamente da construção deste município. Temos uma vocação internacional, multicultural e intercultural tanto pelo lado do Metodismo, quanto pelo município no qual estamos inseridos. O presente trabalho apresentará o relato de alguns encaminhamentos feitos em parceria entre Assessoria de Relações Internacionais do IEP e Colégio Piracicabano para responder às seguintes questões: como o Colégio está se adequando às transformações nacionais e internacionais para colaborar com o desenvolvimento do município de Piracicaba? Qual a relação entre os conceitos de multiculturalismo, interculturalismo e internacionalização e os DEIM? Qual a importância da ARI para o desenvolvimento da proposta pedagógica do Colégio?

Com um grande histórico de atividades internacionais, presença de pessoas de diferentes nacionalidades, tradição no ensino de idiomas estrangeiros e educação bilíngue e intercultural, o Colégio Piracicabano é mais do que apenas uma escola bilíngue em Piracicaba, é um colégio internacional.

Palavras-chave: internacional, multicultural, intercultural.

Marcelo Leite - Assessor de Relações Internacionais IEP - Mestrando em Administração -

Unimep/SP Marilice Trentini Oliveira - Diretora Colégio Piracicabano - Doutoranda em Educação -

Unimep/SP

CLIQUE AQUI

 

{GoogleDoc docid="https://docs.google.com/a/panpab.com/file/d/0BwDIz-f3neACbC1xQ0pvMmJXaXM/preview"}