Menú Principal

Atención

ESTE SITIO WEB DE ALAIME ESTÁ DESACTUALIZADO, LO INVITAMOS A VISITARNOS EN http://www.alaime.net/web GRACIAS

A experiência com textos literários como um caminho para a construção da autoria

O presente trabalho apresenta o percurso da construção da competência escritora de textos literários com alunos do primeiro ao quinto ano do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo através de projetos desenvolvidos nos diferentes anos tendo como propósito a produção de um livro com uma coletânea de contos coletivos.

Ao produzir um texto, o aluno se depara com uma série de desafios relacionados ao propósito que se quer comunicar, às características do gênero textual e a questões relacionadas ao sistema de escrita, além de considerações sobre ortografia, pontuação, gramática. A opção didática de se trabalhar com textos "modelos" possibilit a aos alunos uma maior aproximação com a qualidade estética da literatura e com as características do gênero. Nas séries iniciais, temos como foco as reescritas que possibilitam aos alunos a apropriação do gênero, além das reflexões sobre o sistema de escrita em construção. A partir do segundo ano, além da reescrita passam a compor parte do texto com alterações de autoria. Conforme vão desenvolvendo a competência leitora e escritora, nos anos posteriores, vão se apropriando dos estilos literários lidos (contos de aventura, mistério e literatura de cordel) de suas marcas específicas para criarem seus próprios textos de autoria.

Palavras chave: texto, produção, autoria.

Kelly Cristina Ramos Toscano

Mestre em educação, Coordenadora Pedagógica do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo

Endereço: Rua Alfeu Tavares nº 112, Vila América, São Bernardo do Campo, CEP09640-000

Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

CLIQUE AQUI

{GoogleDoc docid="https://docs.google.com/a/panpab.com/file/d/0BwDIz-f3neACVTRkQzB6ZkVFeVU/preview"}