Menú Principal

Atención

ESTE SITIO WEB DE ALAIME ESTÁ DESACTUALIZADO, LO INVITAMOS A VISITARNOS EN http://www.alaime.net/web GRACIAS

Taller 13 - Gestão Educacional E Tecnologia

000gesta

 

GESTÃO EDUCACIONAL E TECNOLOGIA: Implantação de projeto para uso adequado de recursos tecnológicos no Colégio Piracicabano.

Marilice Trentini de Oliveira¹

O Colégio Piracicabano, ao longo de sua existência, foi inovador, esteve à frente de sua época e desenvolveu práticas em sintonia com a formação do indivíduo na sua integralidade.

Diante dos desafios da atualidade, vinculando educação e tecnologia, no intento de dar continuidade ao propósito inovador, organizou-se um projeto de expansão do uso adequado das tecnologias, tanto no âmbito pedagógico, quanto administrativo.

Para abordar tal assunto, é preciso ter o entendimento desse vínculo histórico-social entre ambas as áreas - educação e tecnologia. Segundo Kawamura,

novas tecnologias compreendem conhecimentos científicos avançados aplicados ao processo produtivo conforme os interesses econômicos e políticos dominantes. Educação compreende o conjunto de instituições, processos formais e informais de elaboração, organização e difusão de idéias, valores e atitudes ligados basicamente aos interesses das classes dominantes(1990) .

Tanto a tecnologia quanto a educação estão separadas ou divididas entre o saber e o fazer, ou seja, teoria e prática.

Estudar novas tecnologias e educação significa buscar entender os vínculos entre a inserção delas no processo produtivo e o caráter que assumem no cotidiano escolar.

O desenvolvimento do presente projeto para uso adequado de recursos tecnológicos no Colégio Piracicabano surge da necessidade de criar e implementar metodologias de ensino, que façam uso de novas tecnologias, para auxiliar no desenvolvimento dos programas de ensino da educação infantil até o ensino médio.

O projeto visa qualificar nossa comunidade escolar quanto ao uso das tecnologias; intensificar o processo de ensino e de aprendizagem; aperfeiçoar o ensino bilíngüe e racionalizar recursos tecnológicos.

Outro objetivo do projeto é implementar e desenvolver um conjunto de ações que façam uso de novas tecnologias, aprimorando, assim, os programas de ensino, pesquisa e ações administrativas do Colégio, aproximando alunos, professores e funcionários das tecnologias que, constantemente, se renovam. Além de qualificar a relação ensino- aprendizagem em conteúdos trabalhados nas disciplinas de Física, Química, Biologia,

Matemática e áreas afins, bem como o inglês e o espanhol. Busca também propor desafios, fazendo com que os alunos encontrem soluções para problemas através de pesquisa e reflexão. Visa introduzir os computadores na vida escolar das crianças, bem como estimular a mente da criança com o uso da máquina.

A tecnologia tem por objetivo desenvolver as possibilidades individuais, tanto cognitivas quanto estéticas, e o professor pode utilizar a tecnologia de inúmeras maneiras nos espaços de interação dos grupos.

Para a implantação e o desenvolvimento deste projeto, estamos percorrendo quatro passos. O primeiro passo foi facilitar o acesso às tecnologias para toda comunidade escolar, com aumento dos computadores disponíveis, bem como a ampliação do número de laboratórios para que pais, professores e alunos possam estar conectados.

O Colégio Piracicabano conta com três Laboratórios de Informática, em parceria com a Unimep. O terceiro Laboratório de Informática do Colégio Piracicabano foi montado e disponibilizado no início deste ano de 2010, contendo 21 máquinas, uma impressora colorida e uma monocromática. Um dos antigos laboratórios de informática do Colégio também foi atualizado com 21 máquinas. Desta forma, estamos tentando manter uma política mínima de renovação dos equipamentos para ter condições de melhorar o ensino da informática no Colégio.

Inserimos computadores nas salas de aula das turmas de Educação Infantil. Os mesmos apresentam jogos educativos e são utilizados como oficinas, ou seja, mais um artefato disponível para a aprendizagem de forma lúdica.

No intento de usarmos a tecnologia como uma facilitadora do processo de matrículas de alunos para 2011, alteramos o processo em conjunto com o Departamento Financeiro e o de Tecnologia e Informática do Instituto Educacional Piracicabano. Uma parte da matrícula pode ser efetuada on-line, ou seja, com acesso a intranet, os pais podem agendar entrevistas com assistentes sociais para solicitar bolsas de estudos, ter acesso a documentação necessária para efetivar matrícula, notas dos alunos, etc

Como parte desta etapa, o Departamento de Comunicação e Marketing elabora quinzenalmente o Jornal Piração, com notícias sobre as atividades desenvolvidas, bem como relato dos talentos dos alunos do Colégio Piracicabano. Esse boletim informativo é enviado para toda comunidade escolar através de correio eletrônico.

Como Colégio Bilíngüe, o Colégio Piracicabano elaborou e lançou o site bilíngüe (português e inglês) neste ano, com o apoio e suporte do DCM (Departamento de

Comunicação e Marketing) e do DTI (Departamento de Tecnologia e Informação) do IEP. No site bilíngue há notícias, agenda dos eventos, twitter, seção bem na foto (fotos de todos os eventos e atividades que envolvem os alunos), Jornal Piração, etc.

O segundo passo tem sido a busca do aperfeiçoamento técnico de professores, funcionários e alunos, ou seja, a capacitação para o uso adequado, facilitando a aprendizagem. Para este fim, estamos fazendo uma sondagem de quais professores e funcionários tem interesse em fazer cursos e quais cursos seriam mais adequados para o melhor uso da informática.

Vislumbrando a necessidade de termos domínio sobre as tecnologias e melhor compreensão de seu funcionamento, foi elaborado e oferecido aos alunos do 6º ano do

Ensino Fundamental II (média de 10 a 11 anos) um curso com 30 horas-aula que permitiu aos estudantes não apenas utilizarem, mas principalmente, terem consciência de como posicionar-se de forma adequada e ética diante das tecnologias em um ambiente educacional (proposta do conteúdo trabalhado em anexo).

Dessa forma, abrimos mais uma opção para trabalharmos a ética e outros conceitos importantes, como trabalho cooperativo, grupo de relacionamentos, situações de plágio, direitos autorais, cópias ilegais, inclusão digital e capacitação para comunicação em rede.

O terceiro passo é a busca do domínio pedagógico e gerencial. Estamos estudando juntos, participando de seminários, congressos, visitas, para que possamos utilizar essas tecnologias de modo a facilitar o processo de aprendizagem e para que alunos, professores e pais acessem mais facilmente as informações pertinentes ao rendimento e rotina escolar.

Estabelecemos um grupo de estudos com representantes de professores e funcionários para analisarmos as possibilidades, mas com o olhar voltado para as novidades tecnológicas disponíveis no mercado; para a necessidade de redução de despesas e, ao mesmo tempo, de maximização do uso do que já possuímos. É diante deste cenário que almejamos fazer as melhores escolhas pedagógicas.

Estivemos presentes no 2º Seminário de Tecnologia Educacional, em agosto do presente ano. Estavam representados gestores de 35 instituições de ensino do Estado de São Paulo, estudando e discutindo sobre o uso adequado de tecnologias.

Recentemente, oferecemos aos alunos do Ensino Fundamental II ao Médio do Colégio Piracicabano uma palestra sobre Jogos Educativos (games). O palestrante apresentou um relato histórico sobre os jogos e o desenvolvimento de habilidades no ser humano, associando tecnologia e educação. A referida palestra foi uma forma de motivar os alunos a participar do concurso de redações sobre o tema “Jogos educativos e a aprendizagem”.

O último passo tem sido a implantação de soluções pedagógicas, como Robótica, Lego Educacional, lousa digital, mesas alfabéticas, criação de blogs pelos alunos, aulas de espanhol e inglês via on-line, criação de site bilíngue, entre outras.

Fechamos uma parceria com o Colégio América, no Peru, para aulas de espanhol com os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em 2011. Primeiramente as aulas serão on-line, virtualmente, com bate-papo para conhecer a cultura peruana. Posteriormente, os alunos farão intercâmbio, com viagem dos nossos alunos ao Peru, e recepção dos alunos peruanos aqui em Piracicaba. O objetivo é estudar espanhol e a cultura peruana através de recursos tecnológicos.

Como projeto extracurricular, implantamos a Robótica, em agosto do corrente ano, com turmas de 9 a 12 alunos. Os módulos trazem desafios de construir e programar robôs para solucionar de modo criativo as missões de robótica (motores, roldanas, engrenagens, sensores). O programa tem como objetivo desenvolver nos alunos capacidades para desenvolver problemas, trabalho em equipe, iniciativa, cooperação e disciplina.

O principal objetivo da robótica educacional é promover o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação (Maturana, 2001).

A robótica educacional é um meio moderno e eficiente de aplicar a teoria piagetiana em sala de aula. O aluno é levado a pensar na essência do problema assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento. Todo o processo de construção de um experimento robótico leva à equilibração abordada por Piaget. O professor também deixa de ser o único e exclusivo provedor de informações para tornar-se o parceiro no processo de aprendizagem (Silva, 2009).

Embora a experiência de navegar na internet ou utilizar aplicativos diversos seja muitas vezes solitária, a robótica demanda forte integração entre as pessoas presentes em uma sala de aula, porque cobre vários campos do conhecimento humano.

A ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO® Education no Brasil, é uma empresa que desenvolve soluções motivadoras de aprendizagem, que introduzem um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender fazendo para ajudar crianças e jovens a desenvolver habilidades, competências, atitudes e valores essenciais para o século 21 (Perrenoud, 2000)

Compostas por material de natureza interdisciplinar e atividades diversificadas, as soluções de aprendizagem da ZOOM foram desenvolvidas com base nos quatro pilares da Educação da Unesco para o século 21 e nas contribuições de renomados especialistas.

Validadas pelo Grupo LEGO, elas começaram a ser aplicadas também em outros países, como Argentina, México e China. No Brasil, o programa é sucesso desde 1999 e atende mais de um milhão e meio de crianças e jovens em três mil escolas públicas e privadas.

Em resumo, o ambiente Lego é a combinação de peças de Lego especiais que são controladas por intermédio de um programa que utiliza uma linguagem de programação Logo. Essas peças podem ser usadas juntamente com as peças tradicionais Lego, permitindo a montagem de vários tipos de equipamentos, como carros, elevadores, guindastes, sistemas de sinaleiras e sistemas de alarmes.

Em pesquisa realizada e publicada na revista “Nova Escola” (dezembro/2009), é consenso que os computadores são importantes aliados do professor. Para 78% dos pesquisados, o uso das tecnologias na Educação amplia as possibilidades de exploração dos conteúdos escolares. E 63% acreditam que o bom aproveitamento das máquinas se reflete na melhora da aprendizagem dos alunos.

De qualquer forma, para que a educação e a tecnologia sejam fortes aliadas, é imprescindível que haja planejamento. É preciso incluir as ferramentas tecnológicas no projeto pedagógico da escola.

Para cada projeto a ser desenvolvido (nas diferentes disciplinas), é necessário eleger os recursos tecnológicos apropriados aos conteúdos; avaliar e monitorar periodicamente, afim de verificar se o que foi previsto está funcionando e atendendo às necessidades de ensino-aprendizagem da escola e de cada professor.

Como nosso maior objetivo é qualificar nossa comunidade escolar quanto ao uso das tecnologias; intensificar o processo de ensino e de aprendizagem; aperfeiçoar o ensino bilíngüe e racionalizar recursos tecnológicos, estaremos atentos às etapas de planejamento e avaliação constante deste projeto. Estaremos também atentos ao fato de que as inovações não podem desconsiderar a história e as características institucionais (Litwin, 1997, p. 9).

O Brasil tem procurado caminhos para prover ao cidadão em fase escolar melhores condições de competitividade no mundo globalizado. O conceito de analfabeto, atualmente inclui o analfabetismo tecnológico, que ocorre quando a pessoa não tem acesso e/ou não domina os recursos dessa “Era da Informação”. No que depender desta gestão do Colégio Piracicabano, estaremos empenhados em fazer com que nossos alunos, professores, funcionários e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem não tenham essa infeliz classificação de “analfabetos tecnológicos”. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é nosso compromisso com a educação. Faz parte da nossa história inovar e promover a formação integral dos indivíduos, e é o que faremos com a implantação do projeto para uso adequado de recursos tecnológicos no Colégio Piracicabano.

Referências

KAWAMURA, Lili. Novas Tecnologias e Educação. Série Princípios, Editora Ática, 1990.

LITWIN, Edith (org). Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre:

Artes Médicas, 1997.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

PIAGET, Jean. O Possível e o Necessário (dois volumes). Tradução de Bernardina Machado de Albuquerque, 1985 . Ed. Artes Médicas. RS.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes

Médicas, 2000.

SILVA, Perpétua Maria da.Relatório do trabalho apresentado no Encontro dos Diretores da

Educação Básica da Rede Metodista. São Bernardo do Campo, 27 e 28 de agosto de 2009, Não Publicado

Tecnologia. Revista Nova Escola. Dez 2009. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/ acesso em set 2010
                                                                     7
    Anexo 1                                                           
         PLANOS DE AULA                                                 
    Escola: Colégio Piracicabano                                                           
    Professor: Luis Antonio Gimenes Albino                                                           
    Disciplina: Informática e Tecnologia                                                           
    Série: 6º A e B/ Ensino Fundamental II                                                           
    Horário: 13h30 as 16h30                                                           
                                       
    Nº.    CONTEÚDO                   OBJETIVOS/ATIVIDADES         
                                                                     
         Microsoft Word                                                           
         - Treinando Digitação (Texto)    Possibilitar    aos alunos condições de realizarem e
    01    - Formatação de Parágrafos e Fontes    produzirem textos e trabalhos escolares através da
    Ferramenta         Microsoft    Word    e    alguns    comandos
         - Criação de Tabelas    
         básicos deste aplicativo.                                  
         - Utilizando Imagens                                                           
              
              Possiblitar aos alunos condições de utilizarem a
         Google (Geografia / História / Artes)    Ferramenta de Pesquisa Google e suas opções,
         como localizadores de endereços, saber escolher o
    02    - Mapas - Dinâmica de Localização
    melhor caminho entre origem e destino, localizarem
         - Explorando o Google Earth e seus Recursos    lugares como museus, escolas, etc., e explorar novos
         recursos para auxiliar nos estudos e trabalhos
         
              escolares.                                                 
              
              Possibilitar aos alunos aprenderem a pesquisar de
    03    Google (Pesquisas)    forma mais eficiente e organizada assuntos, trabalhos
    e arquivos utilizando comandos de buscas e recursos
    - Utilizar Comando para Pesquisas Escolares
         oferecidos pelo Google, para auxiliar nos estudos e
         
              trabalhos escolares.                                  
                                                                     
         Microsoft Excel                                                           
         - Montagem de Tabelas e Gráficos    Possibilitar    aos    alunos    conhecerem    e    utilizarem a
         ferramenta Microsoft Excel para realizarem cálculos
    04    - Utilizando as Funções de Somar, Média e
    simples e montarem tabelas que os ajudam a realizar
    
         Contase
         controle ou criar estatísticas e trabalhos escolares.
         
         - Manipulação e Formatação de Tabelas                                                           
                                                                     
         Microsoft Power Point                                                           
         - Montagem de Apresentações                                                           
         - Caixa de Texto, Word Art    Possibilitar         aos    alunos    criarem    apresentações
         - Formatação de Texto    
    05    organizadas    e bem elaboradas    para    que sejam
    
    - Plano de Fundo    utilizadas na apresentação de trabalhos escolares e
    
         outras ocasiões que surgir necessidade.         
         - Efeitos         
                                                                
         - Transição de Slides                                                           
         - Inserindo Figuras e Vídeos                                                           
                                                                     
         Jogos de Raciocínio    Possibilitar que os alunos sejam estimulados através
         - Teste de Qi-Chines
         de    “Jogos         de    Raciocínio”    a    aplicarem    alguns
              
    06    - Teste dos Missionários    conhecimentos adquiridos no decorrer de suas vidas
         - Teste dos Pinguins    escolares    e    mostrar    a    importância    de    algumas
         disciplinas para resolução de tais jogos.         
         - Pesquisar outros Jogos de Raciocínio